Quem sou eu

Minha foto
Pisciana de 25 anos, jornalista por formação, psicóloga entre amigos, sãojoanense de nascimento, juiz-forana de alma e montes-clarense por acidente. É atraída por desafios e, por mais que a vida insista em querer provar o contrário, nunca deixou de acreditar que o amor existe.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conselhos de quem odeia conselhos

Já me disseram para eu tomar cuidado com o mundo lá fora, já me mandaram correr atrás dos meus sonhos sem ter medo de nada, já me falaram que eu viveria muito melhor sozinha do que mal acompanhada. Alguns me aconselharam que "é impossível ser feliz sozinha". Sinceramente, já me falaram tantas coisas que eu já não sei de mais nada!

Se a vida tivesse fórmulas e combinações de sucesso, ninguém iria sofrer. Parece fácil falar para o outro: "liga não, isso vai passar!". Mas quando o problema é com a gente, o egoísmo reina e a dor parece mais intensa. Isso quando não nos pegamos fazendo suposições absurdas:"se eu fosse você, faria isso". Será que faríamos mesmo? E quando nos damos conta, estamos como "espectadores da vida alheia", daqueles que dão "pitaco" em tudo, mas que não conseguem decorar o texto quando pegam o papel principal.

A vida nada mais é do que algo que todo mundo tenta definir, mas que no fundo, é cheia de contradições e mistérios. Alguns ainda diriam que é cheia de "injustiças", mas o que é justo? Justiça para quem? É aquela velha história dos dois lados da moeda... Há uma complexidade muito maior por trás disso tudo.

Quantas vezes me peguei dizendo, "Deus sabe o que faz", para pessoas que estavam prestes a perder entes queridos. Mas será, que esse mesmo conformismo faria parte do meu discurso se fosse alguém da minha família que estivesse prestes a perder a vida? Certamente não...

É fácil repetirmos frases feitas, em gestos mecânicos, fomos treinados para isso! Terminou o namoro? "Não fica assim, ele não te merece". Alguém querido morreu? "Foi feita a vontade de Deus". Não passou em uma prova? "É só se dedicar, que na próxima vai!". A dor que não nos pertence parece nem doer muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário